Dermival Galvão (PMDB)

Vitória precisa de mobilidade urbana

 

 

O crescimento urbano desordenado, a motorização crescente e o declínio dos transportes públicos estão comprometendo a sustentabilidade da mobilidade urbana e, por conseqüência, a qualidade de vida e a eficiência da economia das grandes cidades. Vitória – que tem 317 mil habitantes fixos e mais de 300 mil habitantes flutuantes que passam no mínimo quatro horas diária na capital, procedentes dos municípios de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana, e concentra mais da metade da população da Grande Vitória – se torna indesejável por falta de mobilidade, principalmente nos horários de picos.

 

Na ausência de políticas públicas efetivas, o desejável crescimento econômico implicará maiores níveis de congestionamento devido ao aumento da frota e da circulação de veículos. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que em apenas dez capitais brasileiras se perdem cerca de 240 milhões de horas anualmente em congestionamentos. E Vitória está entre elas, porque suas ruas são estreitas e não há uma vazão adequada para os veículos.

 

As emissões de monóxido de carbono pelos transportes urbanos foram estimadas em mais de 123 mil toneladas por ano. Ao mesmo tempo, a população de baixa renda está sendo privada do acesso ao transporte público devido à baixa capacidade de pagamento e à precariedade da oferta para as áreas periféricas. Tal privação acarreta problemas nos deslocamentos para o trabalho, dificuldades de acesso aos equipamentos e serviços básicos e às oportunidades de emprego.

 

Ou seja, as condições de transporte na Grande Vitória estão se tornando também uma barreira à inclusão social. O desafio do crescimento sustentável passa, portanto, por políticas de transporte e mobilidade integradas ao desenvolvimento urbano. A tão badalada Política Nacional para a Mobilidade Urbana Sustentável apresentada pelo Ministério das Cidades elegeu quatro eixos estratégicos de ação, que embasam os programas e projetos da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana: integração das políticas de transporte com as de desenvolvimento urbano; melhoria do transporte coletivo, com tarifas mais baratas; racionalização do uso dos veículos particulares; e valorização dos meios de transporte não-motorizados.

 

Em Vitória, o transporte coletivo urbano está acima das perspectivas da população de baixa renda que anda a pé ou usa bicicleta. Porém não existem calçadas adequadas e nem ciclovias que atendam todos os bairros da capital. Uma minoria conta com este apoio.

 

Então, podemos dizer no que se refere aos transportes públicos, o atual modelo de prestação dos serviços não atende mais às necessidades da população. Torna-se necessária a construção de uma perspectiva de longo prazo, que incorpore o sistema de mobilidade urbana em toda a sua complementaridade e promova a sustentabilidade dos transportes urbanos. É imperiosa a definição de um marco regulatório claro e estável, para ampliar os investimentos e garantir a universalização do acesso ao transporte coletivo.

 

A Administração João Coser tem recebido todo o apoio da Câmara Municipal de Vitória na prioridade da instituição da política de mobilidade urbana sustentável na capital. Como somos eleitos pelo povo, nós recomendamos e orientamos o Executivo para a regulação dos serviços de transporte público pelo município, explicitando os direitos dos usuários, visando a universalização do acesso.

 

O município tem que administrar este setor sem pensar em lucros, uma vez que a arrecadação do município é suficiente, inclusive para o transporte gratuito. Dando este passo, Vitória poderá ser o carro-chefe na institucionalização da gestão integrada dos serviços nas áreas metropolitanas, onde as questões de mobilidade urbana são mais críticas.

 

Entendemos que só através da construção de consensos poderemos chegar à formulação de políticas públicas efetivas. Nesta empreitada para a sustentabilidade da mobilidade urbana, como elemento essencial para o desenvolvimento, eu convoco todos os pares da Câmara Municipal de Vitória a dar sua contribuição.

 

Vereador Dermival Galvão (PMDB)

Presidente da Comissão de Políticas Urbanas  

Data de Publicação: quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

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